Expedição Alaska – Puno/Islas Flotantes
Pegamos um barquinho no pier de Puno para visitar as famosas Islas Flotantes no lago Titicaca que ficam 6 km distantes da margem. O Lago Titicaca tem 160 km por 65 km, é realmente gigante!
O passeio foi rápido porém muito interessante, o lago tem cerca de 6 Ilhas Naturais, em uma delas (com 9 km de comprimento) moram 4.500 pessoas, ou seja, tem muita gente que mora no lago, que é bastante organizado, com líderes em cada comunidade. O idioma oficial é Pré Inca, indígeno, mas eles aprendem espanhol nas escolas locais que vão apenas até o ensino fundamental.
Além das Ilhas Naturais existem as Ilhas flutuantes, cerca de 100 ilhas, são pequenas, menos de 200 metros quadrados, com 4 a 6 casas, em cada ilha moram de 4 a 8 famílias.
Miniatura das Ilhas:
As ilhas tem uma base feita da raiz de uma planta local (uma camada com cerca 1 metro), com camadas (mais 2 metros) de uma espécie de bambu em cima, que demanda manutenção constante. Elas são “ancoradas” para não ficarem a deriva.
O meio de transporte deles são barcos a remo como este:
Conversando com os locais eles se sentem um pouco abandonados pelo governo, dizem que não recebem apoio nenhum, vivem como se fossem um país a parte, uma economia própria baseada no turismo.
Sobrevivem a base da pesca e os alimentos que faltam vão para Puno comprar. São pessoas muito simples, mas nota-se que são felizes.
De Puno seguimos a Arequipa passando pelo Canion del Colca em Chivay!